segunda-feira, 23 de agosto de 2010

'Restaurante Inteligente' auxilia gestão de bares e restaurantes

Notícias

Sebrae e Abrasel lançam projeto que irá melhorar a gestão dos empreendimentos a partir do conhecimento dos indicadores financeiros que têm impacto nos resultados

Regina Xeyla

- Um empresário que conhece bem os números do seu empreendimento tem condições de tomar decisões para aumentar a produtividade do negócio. Pensando nisso, o Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apresentou nesta sexta-feira (20), durante workshop em Brasília, o ‘Restaurante Inteligente’. Trata-se de software de gestão desenvolvido pela Abrasel para auxiliar empresários do setor a aprimorar a gestão e a performance dos seus estabelecimentos.

O projeto encontra-se em fase piloto e contará com investimentos de pouco mais de R$ 2,2 milhões. Os profissionais das duas entidades terão o desafio de mobilizar, em seus estados, empresários que tenham interesse de implementar o projeto em seus empreendimentos. O lançamento oficial está previsto para setembro por meio de uma videoconferência em nível nacional.

A proposta é que mil empresários participem inicialmente desta fase piloto. Serão formadas turmas com 30 participantes nas cinco regiões do País. “As vagas que restarem serão concentradas nas cidades sede da Copa 2014”, explica uma das coordenadoras nacionais da área de Turismo no Sebrae, Germana Magalhães.

“Existem um milhão de empresas formais e informais nesse segmento no Brasil, das quais cerca de 95% são micro e pequenas empresas. São estabelecimentos com gerentes que usam a intuição como modelo mais comum de tomada de decisão”, disse o presidente executivo nacional da Abrasel, Paulo Solumucci Júnior.

Restaurante Inteligente

O projeto Restaurante Inteligente possibilita ao empresário armazenar informações do seu próprio estabelecimento, além de acessar indicadores do setor em nível nacional. Ao longo do tempo, estas informações, uma vez consolidadas, serão armazenadas, com segurança, em um banco de dados. Será possível criar um quadro geral com indicativos gerenciais que servirão como referência de performance para o setor de alimentação fora do lar, construindo assim um ambiente de ‘Inteligência Comercial’.

De fácil utilização, o software de gestão está estruturado em plataforma web ou disponível para download. Para auxiliar os empresários na utilização do programa, serão realizados cursos presenciais em todas as capitais do País, além de vídeoaulas de acompanhamento.

Nesse treinamento, os empreendedores serão capacitados ainda a conhecer e classificar suas principais contas. Uma vez organizado esse plano de contas, o empreendedor terá condições de acompanhar a performance financeira do seu estabelecimento, o que permitirá uma apuração de lucro mais exata graças ao registro coerente e contínuo dos valores de receitas e consumos da operação.

“A a sistematização dessa prática – classificação das contas e apuração dos resultados – é uma poderosa ferramenta de gestão do negócio que permite ao gestor direcionar esforços e recursos com o objetivo de maximizar seus resultados”, disse Germana Magalhães.

Os gestores terão ainda à sua disposição um tutorial online e uma central de atendimento para ajudá-los com a utilização do programa e também um consultor de sua localidade para esclarecer dúvidas relativas aos cálculos dos indicadores de seus estabelecimentos.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 8118-9821
Central de Relacionamento Sebrae: 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae




Bernardo Rebello

Workshop em Brasília sobre o Restaurante Inteligente
Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário